CURSOS

CURSOS


“E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.”
João 8:32

Para aqueles que desejam se aprofundar na Doutrina Espírita, o Joanna de Ângelis é um referencial nos estudos das obras de Allan Kardec, André Luis, entre outras, difundindo a Moral do Cristo e a reforma íntima como base para evolução espiritual.

Após algum tempo frequentando uma casa espírita, fazendo tratamentos e assistindo palestras é natural que busquemos conhecimentos mais aprofundados, que auxiliarão na iluminação interior e fornecerão suporte para vencer os desafios da atual jornada encarnatória.

Denominada Escola de Aprendizes do Evangelho (E.A.E.), foi fundada em 1950 na Federação Espírita do Estado de São Paulo, pelo Comandante Edgard Armond, inspirada por Ismael, Anjo Tutelar do Brasil, e por diversos Mentores Espirituais, como Dr. Bezerra de Menezes, Razin e Hilarion.

O programa doutrinário do Joanna de Ângelis incia-se com dois módulos pré-escola de aprendizes, passa pela E.A.E., oferece sob consulta espiritual, a oportunidade do aluno participar do Curso de Educação Mediúnica e após o termino dos cursos, ou após a formação como Discípulo frequentar o Curso de Conscientização.

A vivência e estudo da doutrina espírita, ainda que o aluno não tenha (no momento) indicação para o trabalho mediúnico, garante e amplia sua base de conhecimento, auxiliando-o a agir com segurança e discernimento nos diversos campos da vida.

T2 – TRATAMENTO DUPLO – Curso regular – Duração: 1 ano.

Os primeiros passos do estudo sistematizado da Doutrina começam com o Curso T2 que é o início da Escola de Aprendizes do Evangelho – E.A.E., significa “Tratamento Duplo”, pois envolve tratamento espiritual e ensino da Doutrina Espírita. Sua duração é de um ano e os novos alunos são encaminhados ao curso pelos orientadores do Atendimento Fraterno da Casa.

DOUTRINA I e DOUTRINA II – Curso regular – Duração: 2 anos (1 ano por módulo)

Após o curso T2, o aluno passa ao estudo aprofundado da Doutrina Espírita. O curso é estruturado em 2 (dois) módulos: Doutrina I e Doutrina II, onde o aluno adquire o conhecimento das bases doutrinárias e aprimora seu autoconhecimento.

No módulo Doutrina I são estudados o Livro Primeiro (As Causas Primeiras) e o Livro Segundo (Mundo Espírita ou dos Espíritos) do Livro dos Espíritos.

No módulo Doutrina II são estudados o Livro Terceiro (Leis Morais) e o Livro Quarto (Esperanças e Consolações) do Livro dos Espíritos, além de uma visão sintética dos demais livros componentes do Pentateuco de Kardec (Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese e O Céu e o Inferno).

EAE – ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO – Curso regular – Duração: 3 anos e 5 meses.

Trata-se de uma Iniciação Espírita que possibilita ao aluno desenvolver seu autoaprimoramento de forma ordenada e progressiva, dentro do Evangelho de Jesus, base moral de seu trabalho. O sistema de iniciação se processa em graus sucessivos: Aspirante, Aprendiz, Servidor e Discípulo.

Ao concluir o Curso, o aluno torna-se Discípulo, ingressando na FRATERNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS.

CURSO DE CONSCIENTIZAÇÃO – Curso regular – Duração: “Ad eternum”.

Curso destinado aos Discípulos e Servidores a partir do 3º ano da E.A.E. com a finalidade de continuar os estudos doutrinários.

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA – Curso Regular – Duração: 1 ano.

Requisitos: Alunos que concluíram a E.A.E.

O Curso de Educação Mediúnica têm como objetivo auxiliar os alunos no exercício da prática mediúnica, desenvolvendo e educando sua mediunidade, de acordo com os ensinamentos contidos na Codificação Espírita.

O Curso tem por base “O Livro dos Médiuns”, parte de “A Gênese” e algumas obras complementares, principalmente de André Luiz e Emmanuel.

O horário de cada aula é de duas horas, sendo a primeira parte teórica e a segunda de ordem prática, de modo que haja correlação entre o que foi ensinado na teoria com o que será exercitado na prática.

Após o término do curso, (caso haja vaga e apos consulta) os Discípulos são encaminhados para os trabalhos mediúnicos da Casa.


EVANGELIZAÇÃO

“Deixai que venham a mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos Céus”, disse Jesus.

INFANTO-JUVENIL – Curso Regular aos Sábados

Evangelizar é educar utilizando o Evangelho como matéria de ensino. Educar é auxiliar a criança e o jovem a conhecerem a si mesmos e às Leis Divinas que regem os mundos e os seres.

“Deixai que venham a Mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos Céus”, disse Jesus. Não impedir, pois, é dar condições, favorecer e motivar para que realmente cheguem a Jesus.

PRÉ-MOCIDADE E MOCIDADE – Curso Regular. Duração:1 ano.

O Curso de Pré-Mocidade e Mocidade Espírita visa dar orientação moral e espiritual ao jovem, proporcionando-lhe a sociabilização com outros jovens de mesma faixa etária e mesmos interesses, incentivando sua participação em eventos assistenciais e filantrópicos.

A Pré-Mocidade e Mocidade Espírita é a continuação da Evangelização Infantil.